ORLANDO SILVA: UM MANDATO ESSENCIAL!
Manifesto pela pré-candidatura de Orlando Silva Deputado Federal
Nós temos sonhos. Nós temos pressa. Nós temos coragem. Somos mulheres e homens com a consciência do presente, e com olhos e corações no futuro. Enfrentamos o período mais difícil da história do Brasil, desde o fim da ditadura. Temos nossas vidas diariamente ameaçadas por um governo de morte, de violência política, com inspirações fascistas e que ameaça princípios civilizatórios.
Em meio a tantos riscos e retrocessos, estamos ao lado de quem luta, constrói e resiste. Por isso, assinamos este manifesto em defesa da reeleição de um dos poucos deputados negros e de esquerda no Congresso Nacional. Um menino da periferia de Salvador que chegou a ministro de Estado. Um jovem idealista, que se tornou um parlamentar combativo, experiente, respeitado até por adversários, com personalidade e convicções.
Orlando foi primeiro de sua família a chegar a Universidade e tornou-se o primeiro negro a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). A luta para construir um país de oportunidades para todos embalou sua participação nos governos de Lula e Dilma. Ministro do Esporte, liderou campanhas que levaram o Brasil ao centro da agenda internacional, implementou políticas públicas que efetivaram o acesso ao esporte e ao lazer, em todas as suas dimensões.
O sonho de fazer política para melhorar a vida das pessoas somou-se à experiência na luta popular e na gestão pública, o que faz de Orlando um deputado singular, que figura entre os melhores parlamentares do país, segundo o Congresso em Foco e o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP. É reconhecido como um político habilidoso, construtor de pontes, diálogos e consensos.
Orlando Silva presidiu a Comissão do Trabalho e é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Liderou a aprovação da Convenção Interamericana contra o Racismo e é autor da lei que fez de Luiz Gama um Herói da Pátria. Foi relator da Lei de Migrações, para garantir respeito e dignidade aos imigrantes e refugiados no Brasil. Na fase mais dramática da COVID-19, teve a missão de relatar a lei que protegeu empregos e garantiu renda para trabalhadores.
Referência nacional nos temas sobre a internet e o direito à informação, foi relator da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e autor da emenda que incorporou a proteção de dados como direito fundamental na Constituição. Atualmente, é o relator do projeto de lei de combate a Fake News, que visa garantir liberdade de expressão e um ambiente menos tóxico na internet.
Estamos em 2022. O ano das eleições mais importantes da história brasileira. É fundamental eleger Lula presidente e um parlamento progressista, que nos permita a reconstrução do Brasil, com desenvolvimento sustentável, democracia, valorização do trabalho e garantia de direitos.
Num país em que o destino de tantos jovens negros da periferia é a morte e a violência, Orlando é parte da luta para enfrentar o racismo estrutural.
Uma liderança indispensável para o país, hoje e nos próximos anos. Orlando Silva é um mandato essencial para o Brasil!